Calvinismo – As antigas doutrinas da Graça - Paulo Anglada

13:52 João Vitor Araújo 0 Comments


    Lançado originalmente em junho de 1996, o livro de Paulo Anglada é um verdadeiro guia de estudos para quem está iniciando nos estudos da Teologia Reformada.  Divido em 8 capítulos ramificados em subcapítulos, o livro, como já dito, aborda temas da superfície do iceberg gigantesco que é o Calvinismo. Com uma linguagem simples e objetiva, o livro nos causa fervura de pensamentos e nos dá uma gama muito grande de temas para estudos mais aprofundados, então, como de costume em minhas resenhas, vamos falar um pouco sobre cada capítulo:

1. Logo de cara temos a pergunta: O que é Calvinismo? E então Paulo Anglada nos responde, dentre interpretações próprias, com uma inigualável citação de Spurgeon, onde ele fala que o Calvinismo nada mais é do que o Evangelho apelidado. Nesse mesmo capítulo, temos um breve histórico da TULIP, um contraste com os cinco pontos do arminianismo e a explicação da essência do Calvinismo, tudo fixado com as mais comuns objeções, o que encerra todos os capítulos.

2. Neste capítulo, Anglada, depois de nos dar uma visão geral do que abordaria no livro, nos reserva um espaço dedicado inteiramente à breve explicação de um dos pontos do Calvinismo, aqui temos a exposição do ponto Depravação Total, tudo devidamente referenciado nas Escrituras e em comparações com as principais Confissões de fé.

3. No terceiro capítulo o autor aborda  Eleição Incondicional, usando o mesmo molde do capítulo anterior: referências bíblicas e trechos das confissões de fé, encerrando com objeções.

4. Já neste capítulo, o ponto abordado é Expiação Limitada, onde nos mesmo moldes, novamente, o autor nos explica o conceito e  lógica deste ponto da TULIP. No fim do capítulo, mesma coisa, objeções.

5. Quando chegamos no quarto ponto do Calvinismo, Graça Eficaz ou Graça Irresistível, o autor abre o capítulo com uma referência em Romanos 8, usando-a para explicar a lógica bíblica desta doutrina. Aqui também temos a mesma estrutura dos capítulos anteriores: Referências Bíblicas + Comparações com Confissões de Fé e Doutrina Arminiana. Um pequeno esquema é inserido neste capítulo para explicar a diferença entre Graça Comum e Graça Especial. No final, objeções mais comuns seguidas de uma breve conclusão.

6. No quinto, último, porém não menos importante ponto do Calvinismo, Perseverança dos Santos, Paulo Anglada nos expõe este tema naquela nossa mesma estrutura de sempre, lembra? Aqui temos algumas objeções com base em temas como apostasia, experiência cristã, etc. Temos também um subcapítulo inteiramente dedicado à breve, porém excelente, exposição de Hebreus 6:4-6, logo após temos outro subcapítulo seguido de uma conclusão.

7. No sétimo capítulo, intitulado Calvinismo e evangelho, o autor nos dá comparações sendo a primeira delas entre o evangelismo moderno com o feito antigamente ressaltando a corrida por membros das igrejas modernas, depois ele compara (ou seria conecta?) tudo isso com o evangelismo  arminiano, ele também aproveita o tema para desmistificar o evangelismo calvinista e para nos expor as características da Pregação Calvinista, em seguida, uma conclusão.

8. No último capítulo desta maravilhosa obra que deveria ser leitura obrigatória de todo cristão reformado, Paulo Anglada nos fala sobre Calvinismo e Vida Cristã. Neste capítulo temos nada mais do que os motivos pelo qual as antigas doutrinas da Graça são consideradas por ele (e por mim) aquilo de mais centralizado nas Escrituras, principalmente nos dias atuais, como por exemplo: Segurança de Salvação, Conforto nas provações, Humildade, Ousadia e Coragem, Tolerância para com crentes e descrentes, Sentimento mais profundo de gratidão e outras implicações práticas do Calvinismo.

    Concluindo o estudo no livro, Paulo Anglada menciona, em suas palavras, o melhor e mais conhecido arminiano, John Wesley, com seu sermão feito no funeral de Whitefield. Também menciona o comentário do bispo J.C.Ryle, sobre a teologia de Wesley.

  É isso, um livro sensacional que, sem dúvida, relerei logo logo. Espero que tenham gostado e até a próxima!

0 comentários: