Resenha: Polêmicas na Igreja – Doutrinas, práticas e movimentos que enfraquecem o cristianismo

13:00 Unknown 3 Comments


O livro Polêmicas na Igreja – Doutrinas, práticas e movimentos que enfraquecem o cristianismo é o mais novo lançamento, do nosso queridíssimo, reverendo Augustus Nicodemus, pastor, professor e vice-presidente da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB). Por esse fato minhas expectativas sobre ele (livro) estavam bem altas, e ao ler, fui surpreendido pois não era nada do que eu esperava. Essa frustração pode ter sido fruto da minha falta de pesquisa sobre o livro, e, o fato de não ter levado as palavras escritas no prefácio pelo reverendo Leandro Lima a sério, onde ele definia o livro como simples. E é exatamente isso que o livro é: simples.

O livro é composto de artigos que o rev. Augustus postou em suas redes sociais, onde ele aborda diversos assuntos que vêm sendo discutidos entre cristãos de todas as partes, e que, se mal interpretados podem causar sérios problemas em nossas igrejas. Você lerá de universalismo a homossexualismo, de cessacionismo a julgamento. Portanto, o livro não tem um tema em específico, o que me chateou demais. E, por ser um conjunto de artigos, ele se torna simples, sem aprofundamento, o que, creio eu, todos esperam de uma obra do reverendo. Creio que ele se assemelha muito com os vídeos do bispo Walter McAlister, simples, porém, esclarecedores e introdutórios.

O que também me levou ao desapontamento com respeito a esse lançamento foi o fato de eu já ter lido uma boa parte dos artigos que fazem parte desta obra. Aqueles que acompanham o Nicodemus, e mais especificamente seu blog, “O Tempora, O Mores”, terão a mesma experiência. A esperança por algo, no mínimo, “novo”, que todo livro traz, foi por água abaixo quando me deparei com textos que já tinha lido mais de três vezes. Eu me senti em frente a uma tela de computador, lendo os artigos marcados no favorito. Mas nem por isso desanimei, continue a minha leitura buscando algo diferente e refrescar a minha mente com os anteriormente lidos.

Vale ressaltar que não achei o livro ruim, mas sim que não era o que eu esperava. Acredito que essa obra pode ser uma ótima leitura para um recém convertido, ou até mesmo, um recém reformado. Ela é uma ótima introdução para os que buscam entender um pouco sobre os assuntos que permeiam a igreja cristã atualmente, em razão de o livro não ser simplista, mas sim simples - o que são coisas bem distintas. E isto é algo que eu tenho que elogiar, mesmo não usando de muitas páginas, cerca de 2 a 6 no máximo, para abordar os assuntos, ele consegue nos dar uma boa e bíblica argumentação sobre assunto, mesmo sem ser aprofundada.

Por assim dizer, recomendo-o àqueles que buscam se “atualizar” em relação aos assuntos atualmente discutidos na igreja, para que não caiam em seus erros, que podem ser um tanto danosos para a igreja. Já aos que estão por dentro destes assuntos, suponho que não vale muito a pena, a não ser que você queira ter mais uma obra do Nicodemus na sua biblioteca.


Especificações
Autor: Augustus Nicodemus
Páginas: 224
Editora: Mundo Cristão
Sinopse: Augustus Nicodemus é um dos principais teólogos da atualidade no Brasil. Sua intensa atividade na internet influencia uma multidão de ávidos seguidores em busca de uma abordagem cristocêntrica e reformada. Em Polêmicas na Igreja, ele apresenta sua visão sobre os principais temas que desafiam a Igreja em nossos dias e que podem comprometer a fé cristã, caso não sejam adequadamente analisados. Nesta obra você descobre como a Bíblia pode nos ajudar a compreender assuntos diversos e críticos, como homossexualidade, fé e cultura, espiritualidade e religiosidade, céu e inferno, verdade e pluralidade, dons espirituais, unção e outros que florescem em discussões acaloradas entre cristãos.

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Que bom que gostou, Kelly. Postaremos a próxima no dia 09 de maio, ela será escrita pelo João Victor. Fique de olho em nossa página do facebook, lá você ficará atualizada não somente sobre nossas resenhas, mas também receberá dicas de livros, notícias de lançamentos e etc. Fique com Deus! E não deixe de dar seu feedback nas resenhas. =)

      Excluir
  2. A história não deveria albergar a fé. https://www.facebook.com/aorigemdocristianismoemreflexao/posts/1281216902073509?__tn__=K-R

    ResponderExcluir