Resenha: Batalha Espiritual - Renato Vargens

05:34 Unknown 1 Comments




O livro Batalha Espiritual, do querido pastor carioca, Renato Vargens, é um leitura indispensável para os nossos tempos. O livro tem o intuito de responder perguntas freqüentes sobre o conflito dos crentes com Satanás. Nós vemos hoje, claramente, no mercado gospel, uma proliferação de livros sobre o assunto. E esse é um dos, senão o mais, discutido em nossos dias. E o que torna a leitura dele fundamental é o fato de que, diferente da maioria dos autores, o pastor Renato aborda o tema de forma bíblica.

O livro foi escrito literalmente a base de perguntas. Cada capítulo trás um questionamento, todos muito comuns em nossos dias, pode ser que, assim como eu, você já tenha feito tais perguntas. O pastor, na maior parte dos casos, antes de nos apresentar a argumentação bíblica, nos mostra o argumento dado por aqueles que são adeptos do movimento de batalha espiritual. Logo após isso, ele expõe o quão erradas estão essas visões, e com isso nos é apresentado o que a Bíblia fala.

Algumas perguntas parecem ser ‘bobas’ aos olhos daqueles que já têm certo conhecimento, porém, é de extrema importância que elas sejam respondidas. Há aqueles que crêem que essas perguntas nem deveriam ter nossa atenção, pois apenas um analfabeto espiritual faria esses questionamentos. A esses, que na maioria dos casos são jovens, eu deixo um trecho de um dos livros do Helmut Thielicke:


“... se o teólogo não consegue levar a sério as objeções levantas pelas pessoas simples e humildes ou pelo trabalhador comum e se ele pensa (embora dificilmente venha dizê-lo) que o proletariado espiritual não tem consciência das questões mais delicadas e não deve se envolver com elas – como dizem membros desses clubes esotéricos –, então certamente há algo errado com a ´sua´ teologia.” (Thielicke, 1962)[1]


O que torna o livro genial é que o pastor trata dos dois extremos. Enquanto há aqueles que dão uma atenção demasiada ao Diabo, há também aqueles que nem sequer crêem que ele existe. Como diria Spurgeon: “é estranho que filhos não creiam na existência do próprio pai”. O pastor Renato já começa o livro tratando sobre esse assunto, nos mostrando, com base bíblica, que Satanás existe sim, e está agora em posição exatamente oposta a Deus, só que, totalmente submisso a Deus. Já dizia Lutero: “O Diabo é o Diabo de Deus”.

O pastor então termina o livro dando a prescrição do remédio que igreja precisa. Pois de nada adianta expormos o sintomas, sendo eles as distorções teológicas, as incongruências de nossa igreja, sem que o remédio seja dado. E ele é nada mais nada menos do que voltar as Escrituras. Basta todos nós voltarmos as Escrituras, e bradarmos juntos: Sola Scriptura!!!

Especificações

Autor: Renato Vargens
Páginas: 68
Editora: Visão Cristocêntrica Publicações
Sinopse: O pastor Renato Vargens, neste livro, responde a questões levantadas no dia a dia na vida dos evangélicos brasileiros. Com uma linguagem acessível e até mesmo coloquial, ele expõe a fragilidade e os perigos de práticas distorcidas relacionadas à guerra espiritual.
De forma bíblica e direta, as principais perguntas são respondidas com amor cristão, com o claro objetivo de proteger o rebanho de Deus de falsos ensinos. Sem, em nenhum momento, negar a realidade do Diabo e de sua guerra aberta contra os seres humanos, Renato Vargens demonstra como podemos discernir o erro e confiar somente em Cristo, aquele que publicamente expôs os principados e potestades ao desprezo, ao vencê-los através de Sua morte sacrificial em nosso lugar (Colossenses 2:15).Que o leitor seja ricamente abençoado com a leitura deste livro e seja instrumento nas mãos de Deus para ajudar outros na árdua estrada da caminha cristã."
Onde comprar: Você poderá adquirir os livros do Pastor Renato Vargens por aqui (http://renatovargens.blogspot.com.br/p/livros-do-pastor-renato-vargens.html) e recebê-los em qualquer lugar do país por preços promocionais.
Para maiores informações, inclusive preço, escreva para renato.vargens@gmail.com


[1] Livro recomendações aos jovens teólogos e pastores, Thielicke, 2014, Vida Nova


Um comentário:

  1. Acompanho os artigos do Pastor Renato Vargens já algum tempo, porém ainda não tive a oportunidade de conhecer seus livros. Acho que "Batalha Espiritual" será um bom título para começar :)

    Boa citação para os "soberbos jovens teólogos” dos nossos dias: "Antes da sua queda o coração do homem se envaidece, mas a humildade antecede a honra.” (Provérbios 18:12)

    Abs.

    ResponderExcluir